Teste de Estímulo de GH com Glucagon
Instruções para paciente
-Teste de estimulação do hormônio do crescimentoUm teste de estimulação do hormônio do crescimento é feito para descobrir se a glândula pituitária está liberando, na quantidade certa, o hormônio do crescimento (GH). A pituitária é uma glândula pequena (do tamanho de uma ervilha) localizada no cérebro. Ela libera hormônios que influenciam no crescimento. O medicamento será usado para estimular a glândula pituitária a liberar o hormônio do crescimento na corrente sanguínea.
Os medicamentos utilizados nas crianças são L-arginina, Clonidina,
Glucagon,
Cortrosina (Cortrosina não estimula a liberação do hormônio do crescimento.)
Isso permitirá que seu médico saiba se a glândula pituitária está desencadeando a produção de um hormônio do estresse chamado cortisol. Às vezes, tanto o hormônio do crescimento quanto os outros podem não ser produzidos como deveriam.
Amostras de sangue são coletadas e enviadas ao laboratório. No laboratório, são medidos os níveis de hormônio do crescimento no sangue.
- Na noite anterior ao teste:
* No momento do teste, seu filho não deve apresentar sintomas de qualquer doença.
* Seu filho não deve comer ou beber depois da meia-noite da noite anterior ao teste, exceto água da torneira. Isso significa NÃO tomar café da manhã, balas de hortelã, goma de mascar, água com sabor ou engarrafada.
* O seu filho não deve tomar nenhum medicamento antes do teste, a menos que o médico diga que o medicamento pode ser administrado. Você pode trazer o medicamento com você para o teste para que ele possa ser administrado assim que terminar.
* Seu filho deve ir para a cama na hora habitual.
* Certifique-se de informar o médico se o seu filho tem alguma alergia ou reação a medicamentos, conservantes de alimentos ou corantes. Informe o médico sobre a alergia e os seus efeitos colaterais na criança. Os efeitos incluem erupção na pele, urticária, coceira, falta de ar, respiração ofegante, tosse, inchaço da face, lábios, língua ou garganta ou quaisquer outros sintomas envolvidos.
* Certifique-se de informar o médico se seu filho tomou recentemente ou está tomando esteróides.
- No Dia do Teste
" Seu filho deve se sentir bem e não apresentar febre no dia do teste.
" Ele ou ela deve vir à clínica vestido confortavelmente. Será melhor se seu filho usar uma camisa de mangas curtas para o teste.
" Traga livros, brinquedos ou jogos para seu filho usar durante o teste.
-Como o teste é feito? Este teste pode demorar até 6 horas. Os pais são convidados a ficar com seus filhos durante o teste. Uma vez que temos lugares limitados, os membros da família que não os responsáveis podem ser solicitados a sentar na sala de espera durante o teste.
" A enfermeira iniciará com uma terapia intravenosa. Antes disso, pode se oferecer para colocar o creme de lidocaínaprilocaína no braço do seu filho. O creme começará a fazer efeito cerca de 20 minutos após a aplicação, e é utilizado para diminuir a dor.
" Uma amostra de sangue será coletada. O dispositivo intravenoso é utilizado para coletar amostras de sangue e fornecer L-Aeginina e Cortrosina.
" Existem dois medicamentos: A clonidina, que é uma pílula administrada por via oral, e o glucagon, que é administrado via injeção subcutânea. O médico do seu filho será responsável por escolher quais medicamentos usar para o teste.
" Amostras de sangue serão coletadas para estudos do hormônio do crescimento a cada 30 minutos por até 4 horas. Seu filho não deve sentir nenhum desconforto quando o sangue for coletado, uma vez que isso acontecerá através do dispositivo intravenoso já existente. A quantidade total de sangue é pequena (cerca de 5 colheres de chá).
- Após o Teste
" Quando o teste terminar, seu filho pode se alimentar. Sinta-se à vontade para trazer um lanche para seu filho comer após o teste.
" Faça com que seu filho beba muitos líquidos durante o resto do dia.
" O médico do seu filho entrará em contato com você para falar sobre os resultados do teste e o plano de cuidados médicos
- Efeitos colaterais de medicamentos
" Cortrosina: Raramente, pode causar rubor, sensação de calor no rosto e um sabor metálico na boca.
" Clonidina: como a clonidina reduz a pressão arterial, o efeito colateral mais comum é tontura e vertigem. Seu filho não deve ir à escola e não deve praticar nenhum esporte ou exercício, especialmente natação, durante o resto do dia. As crianças devem levantar-se lentamente depois de se sentar ou deitar e ter muito cuidado ao subir escadas. Seu filho também pode se sentir muito sonolento por algumas horas ou ter boca seca, olhos secos ou visão embaçada. Esses efeitos colaterais podem durar até 24 horas. Seu filho deve evitar atividades que exijam que ele esteja alerta ou tenha uma visão clara. Ele ficará bem no dia seguinte, após uma boa noite de sono.
" L-Arginina: Este medicamento pode causar hipoglicemia, o que também pode causar tonturas ou náuseas em seu filho. Os efeitos colaterais da L-Arginina são raros e geralmente passam quando seu filho vai para casa.
" Glucagon: Este medicamento também pode causar hipoglicemia, o que pode resultar em náuseas e vômitos.
Após a conclusão do teste, um lanche ou refeição ajudará a fazer seu filho se sentir melhor.
Uso: Suspeita de deficiência de GH. Avaliação da baixa estatura. O teste é considerado normal, quando o GH for maior que 10 ng/mL em qualquer tempo da curva. São considerados pacientes com deficiência de GH, aqueles que apresentarem no mínimo dois testes de estímulos diferentes, com picos inferiores a 10 ng/mL.
Contra-indicações: o exame é contra-indicado para clientes com hipersensibilidade conhecida à clonidina, portadores de bradiarritmia grave por doença do nó sinusal, bloqueio atrioventricular de segundo e terceiro graus e indivíduos com bradicardia com freqüência inferior a 50 batimentos por minuto